Heeeyy meuuus amores! Como primeiro guestpost do blog [troca de post], pensei em algo que todos nós gostaríamos de ter pra facilitar a nossa vida e pra dar um "up" ao ambiente que é o home office, não só pra quem trabalha como pra quem estuda. Fiz essa parceria com blog Sua Casa Sem Segredos que é voltado para quem está construindo e decorando sua casa, e nada melhor do que alguém que entende do assunto para escrever não acham? Então vamos lá! (O post está divido em duas partes)


Cada vez mais as pessoas estudam e trabalham sem sair de casa, em busca de maior qualidade de vida. Trabalho remoto, estudos online, ateliês...
O desafio é manter a mesma produtividade ao conviver fisicamente com ambientes voltados justamente para o repouso e lazer.
Para isso é essencial reservar um espaço adequado para estas atividades, que permita e estimule o foco e a concentração: o Home Office.

Espaço

Em plena era digital, precisamos de muito pouco espaço para desenvolver atividades mais intelectuais. Um notebook e algum gadjet menor ou uma agenda muitas vezes é tudo de que se precisa.


Por um lado isso ajuda muito, pois permite criar um espaço exclusivo mesmo nos apartamentos mais apertadinhos. Por outro lado, parece exagerado reservar um cômodo só para isso, já que é preciso tão pouco espaço.
Mas às vezes é preciso “separar” o ambiente de trabalho do resto da casa. Quem tem crianças em casa, por exemplo, pode só conseguir focar no trabalho ou nos estudos se tiver uma porta bem fechada separando as crianças do ambiente de trabalho.

Localização


Por isso, a primeira coisa a se pensar ao planejar um Home Office é sua localização na casa.


Pense em como sua atividade vai interagir com as rotinas da casa. Se você mora sozinha, liberdade total na escolha! Mas se há outras pessoas, certifique-se de que as outras atividades que ocorrem nos horários em que você pretende trabalhar não interfiram na sua concentração.
Se não tiver outra alternativa, faça em seu quarto mesmo. Isso não é muito favorável, pois seu cérebro associa aquele ambiente ao repouso, mas há truques para evitar a tentação da cama.

Distrações


Ao montar o Home Office a tentação é enfeitá-lo, colocar lembranças, fotos, quadros bacanas, acessórios divertidos... é muito gostoso bolar tudo isso!


Mas antes de mais nada, lembre-se para que será esse espaço. Se é para estudar ou produzir com comprometimento, prazos e qualidade, cuidado para você mesma não criar distrações que só irão atrapalhar sua concentração!
Se o seu Home Office divide espaço com outras atividades, cuidado para elas não ficarem te “chamando”. Se é no dormitório, cuide para trabalhar de costas para a cama e sem nenhum espelho que te permita vê-la. O mesmo vale para televisões, geladeiras, enfim, você se conhece e saberá identificar os elementos da casa que incitam atividades atraentes.

Estímulo


Os elementos que ficarão em seu campo de visão, parece que não, mas têm enorme influência no seu pique para estudar ou trabalhar.


As cores, por exemplo, influenciam mais do que a gente imagina. Tons pasteis incitam ao relaxamento, principalmente azuis e verdes. Se você já tem um perfil preguiçoso, fuja dessas cores no Home Office. Por outro lado se você fica elétrica e estressada demais na hora de produzir, pode ser uma boa dica para te acalmar um pouco. Observe-se e perceba o que vai te ajudar e o que vai atrapalhar você ao trabalhar.






Um comentário

  1. Oi Jéssica!!

    Que bacana ver a primeira parte do artigo publicado em seu blog, que honra!

    Pode ter certeza que caprichei, viu? Espero que seja bem útil para suas leitoras!

    Elas que aguardem o seu sobre decoração de quartos para adolescentes lá no suacasasemsegredos.com!

    Grande beijo!

    Ellen

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, sugestões e opiniões são sempre bem vindas, espero vê-lo novamente por aqui. AHHHH! E não esquece de ativar o "notifique-me" para saber quando eu responder seu comentário <3

Contact

@ajessicalorena