Privacidade e segurança


A depender do que você faz em seu Home Office, podem haver documentos que você não quer que sejam vistos.Ou por terem informações confidenciais de seus clientes se você for contador, por exemplo, ou que você não pode correr o risco de perder ou estragar. Isso se resolve com alguma gaveta ou porta de armário com chave.

Imagem


Mas se sua dinâmica de trabalho interage muito com outras atividades pessoais, talvez guardar tudo e trancar para logo tirar tudo de novo várias vezes por dia seja um transtorno. Nesses casos, o mais prático é que o Home Office seja “trancável” inteiro. 
Se você conseguiu reservar um cômodo inteiro para seu Home Office, caso resolvido. Mas senão, a solução pode estar num escritório dobrável ou com portas. Veja estes exemplos que interessantes. 

Imagem

Materiais: manutenção e limpeza 

Um ambiente de trabalho empoeirado não é nada motivador. Pensando nisso, escolha materiais que dêem o mínimo de trabalho para manter limpinhos.  

Imagem

Se você costuma levar seu café ou água para a mesa de trabalho, por exemplo, pense com carinho na possibilidade de colocar um vidro sobre sua mesa, que a protegerá de manchas de umidade e é super fácil de limpar. Bancadas sem pés facilitam a limpeza do piso. Armários fechados e gavetas protegem melhor suas coisas do pó. Veja um artigo específico com esse tipo de dicas AQUI.

Painel de controle e acessórios 

Um dos maiores ladrões de tempo e produtividade é a desorganização. Procurar por materiais, documentos ou esquecer compromissos, horários e datas rouba tempo, concentração e por que não dizer, a calma! 

Imagem

Tenha tudo que você precisa a mão e, de preferência, ao alcance dos olhos também. Veja alguns exemplos de acessórios que podem ser úteis nesse sentido.  
Você não precisa comprar, pode fazer você mesma, no tamanho e configuração que convier mais a sua dinâmica de trabalho ou estudo. 

Iluminação 

A iluminação do ambiente de trabalho influencia demais a produtividade. Iluminação insuficiente provoca cansaço e prejudica a concentração. Luz em excesso pode até dar dor de cabeça!  

Imagem

A melhor de todas as luzes é a do sol. Se puder ter uma janela por perto, tanto melhor! E se puder escolher a posição, veja algumas dicas: 
  • Se você é destra, prefira que a janela fique ao seu lado esquerdo, assim a luz incidirá sobre sua superfície de trabalho sem interferências. Se você for canhota, claro, prefira a luz vindo do seu lado direito. 
  • Se você trabalha com computador, evite que a janela esteja atrás de você, pois a luz se reflete na tela e isso dificulta demais seu trabalho.  
  • Por outro lado, a janela na sua frente, atrás da tela do computador, pode te ofuscar. O contraste entre a luz da janela e a tela podem te dar dor de cabeça no final do dia. 
Veja mais dicas de iluminação NESTE ARTIGO. 

Ergonomia 

Palavrinha que interfere demais na produtividade. A postura do seu corpo ao estudar e trabalhar por longos períodos é mais importante do que você imagina. 
  • Ajuste sua cadeira de forma que seus joelhos fiquem dobrados formando um ângulo reto.  
  • Se trabalha ao computador, cuide para que seus antebraços tenham apoio.  
  • Se seu computador é de mesa, erga o monitor para que seus olhos fiquem na frente dele sem ter que inclinar o pescoço.  
  • Se usa notebook, invista num suporte que o deixará numa posição mais ergonômica (ainda que não seja a ideal). 
Acredite, estes pequenos detalhes farão você se sentir menos cansada no final de cada período de estudos ou trabalho! 

Como você pode ver, embora sejam vários aspectos a que você deve prestar atenção, é muito simples preparar um Home Office bem funcional e que realmente te ajude a produzir mais e melhor. Seguindo estas dicas, abuse da sua criatividade e deixe seu Home Office com a sua cara! 

2 comentários

  1. estou me mudando mes que vem e como vou fazer um home office as dicas ajudaram muito <3
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, sugestões e opiniões são sempre bem vindas, espero vê-lo novamente por aqui. AHHHH! E não esquece de ativar o "notifique-me" para saber quando eu responder seu comentário <3

Contact

@ajessicalorena