Outro dia estava conversando com algum colega meu e me lembro que estávamos falando de relacionamentos e que não dá pra entrar em um relacionamento quando somente uma pessoa quer estar nele. O que me levou a alguns questionamentos sobre situações em que já vivi.
As pessoas tem o (péssimo) costume de criar expectativas e depositar uma certa responsabilidade em cima de terceiros em algo que ELAS querem que aconteçam.
A gente sente uma certa obrigação de corresponder as expectativas e quando não acontece sentimos como decepcionando alguém. Não só em relacionamento entre casais, mas, em casa, no círculo de amigos.
Sempre tive problema em lidar com outras pessoas esperando demais de mim, mais do que eu pudesse oferecer e tinha o (mal) costume de achar que eu conseguiria controlar as expectativas criadas sobre mim se já começasse decepcionando, na verdade, as vezes inconscientemente eu acho que ainda faço esse tipo de coisa. Eu acho que a sensação de surpreender era melhor de sentir do que a de decepcionar alguém.
Mas a gente cresce (faz terapia) e percebe que precisa lidar com esses sentimentos, de outra forma. Absorver essa cobrança, essa expectativa, não é como se fosse saudável.
Como a decisão que adotei hoje em dia, decidi não deixar mais entrar na minha vida e mexer comigo tudo aquilo que não fosse me acrescentar em nada, expectativas vazias que eu não posso corresponder, somente abstrair e deixa passar. Eu não serei outra pessoa pra agradar outro prejudicando a minha vontade, causando danos a mim mesma, não é egoísmo, é amor próprio.



5 comentários

  1. você esta mais que certa, eu fiquei com um menino um tempo que não gosta quando eu falava 'tu' então perto dele eu sempre falava você, mas as vezes escapava o 'tu' eu sou do Pará e 'tu' lá se fala normalmente mas ele não gostava e me olhava de cara feia, e sabe o que eu fiz? Preferi ficar falando 'tu', e não estar com ele, não pelo fato do 'tu' mas pelo fato de eu ser quem eu sou, sem ninguém me julgar, e ele também não gostava quando eu falava palavão, e cara que chatice, mas eu aprendi com aquele garoto que eu me amo muito, pra ficar a sombra de outra pessoa. E hoje quer ser meu amigo tem que aceitar tudo que vem com o pacote. Não sei se esse comentário tem haver com o que você escreveu, mas cara só desabafei haha

    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certíssima, tem haver e super concordo com o que você disse, você, seu jeito, seu sotaque, são importantes demais pra alguém não valorizar como merece <3

      Excluir
  2. Eu não sei como eu vim parar aqui, mas a primeira impressão que tive foi: como não conheci esse blog antes. Estou (muito) impressionada com a sua escrita, Lore (amei esse apelido ♥). Quero morar no teu blog AAAAAh <3

    Quanto as expectativas que as pessoas colocam na gente e vice-versa, acho que deveríamos esperar as coisas acontecerem sem querer contorlar o futuro, ou sem esperar demais dele. As coisas mudam, as pessoas mudam e a gente tem que aprender que nem tudo é como esperamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito feliz de saber que você gostou! Mora aqui comigo, é nosso! Concordo contigo <3

      Excluir
  3. Melhor frase ever "não é egoísmo, é amor próprio" vou levar pra vida! Xoxo
    www.soseflor.com

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, sugestões e opiniões são sempre bem vindas, espero vê-lo novamente por aqui. AHHHH! E não esquece de ativar o "notifique-me" para saber quando eu responder seu comentário <3

Contact

@ajessicalorena